Clima, Energia, Oceanos Cenários e inventários
Metodologia para contabilizar gases de efeito estufa é adaptada à realidade brasileira

Referência na elaboração de inventários e cenários de emissões de gases de efeito estufa e de avaliações estratégicas para o planejamento e a gestão ambiental de empresas e governos, o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (Lima), vinculado ao Programa de Planejamento Energético da Coppe, desenvolve soluções e metodologias adaptadas às características, necessidades e diversidades brasileiras.

Responsável pelos primeiros inventários de emissões de gases de efeito estufa das duas maiores metrópoles brasileiras, Rio e São Paulo, o Lima desenvolveu uma metodologia específica que vence um grande desafio desse tipo de trabalho: a delimitação de fronteiras para a contabilização das emissões. Há municípios que despejam o lixo urbano no território de municípios vizinhos, por exemplo; e cidadãos de um município se deslocam de automóvel para outro. “Um carioca que vai de carro todos os dias trabalhar em Niterói emite gases de efeito estufa em duas cidades diferentes. É preciso levar isso em conta ao fazer o inventário de cada uma”, explica o professor Emilio La Rovere, coordenador do Lima.

No ano 2000, a Coppe criou o Centro Clima, vinculado ao Lima. O primeiro inventário de emissões para uma cidade brasileira, o Rio de Janeiro, foi realizado em 1999, pela equipe do Lima. Nos anos seguintes, o Centro Clima deu continuidade ao trabalho, aperfeiçoando a metodologia desenvolvida para a elaboração dos inventários.

O Lima presta serviços de avaliação ambiental estratégica a grandes empresas. O grande diferencial de seu trabalho é a proposição de medidas conforme as especificidades e características das áreas de atuação da empresa. Um exemplo é a avaliação ambiental estratégica implementada por Petrobras, Ipiranga, Petroserv e Queiroz Galvão na exploração de petróleo e gás no litoral sul da Bahia, região com peculiaridades ambientais, consagrada pelo turismo doméstico e estrangeiro.

O Lima também é responsável pela elaboração do Manual de auditoria ambiental, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e uma das publicações pioneiras do país no assunto. Com essa ferramenta estratégica nas mãos, as empresas podem fazer auditorias próprias, evitando que suas práticas produtivas causem impactos graves ao meio ambiente.

+ Imagens + Imagens