Vistos pela opinião pública como grandes vilões, os plásticos podem trazer benefícios para a sociedade e para o meio ambiente. Foi em torno dessa ideia que um grupo de 15 professores, alunos e especialistas em engenharia da Coppe/UFRJ se reuniu para escrever o livro Impactos ambientais causados pelos plásticos Uma discussão abrangente sobre os fatos e os dados científicos, que terá o seu primeiro lançamento no próximo dia 15 de junho, sexta-feira, às 12h45 na Cidade Universitária, como parte da programação da Coppe/UFRJ na Rio+20.

Organizado pelo professor José Carlos Pinto, coordenador do Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, o livro consolida o que já consta na literatura científica, técnica e na internet, e tem o objetivo de contribuir para um entendimento cientificamente embasado sobre o plástico e seus impactos no mundo moderno. Para isso são abordadas questões como o impacto do uso de produtos de plástico na emissão de gases do efeito estufa e na saúde das pessoas, o esgotamento de matérias-primas não renováveis e as causas da não utilização desse material na sociedade.

− As pessoas tendem a acreditar que o fato de o plástico demorar 200 anos para se degradar é ruim, mas na verdade essa é uma das grandes virtudes desse material, pois é o que permite que ele seja usado de novo, que seja reciclado. Isso economiza energia e matéria-prima e contribui com o que chamamos de redução da pegada ecológica, que é a necessidade que o ser humano tem de explorar o meio ambiente, diz o professor José Carlos.

Além do organizador José Carlos Pinto, são autores do livro Alessandra Magrini, Caio Kawaoka Melo, Carlos Castor, Carolina Gaioto, Dirceu Pereira dos Santos,  Grazielle Borges, Isaías da Silva Rosa,  Jorge Juan Soto Delgado,  Márcio Nele de Souza,  Maria Clara Brandt, Paula Naomi, Príamo Albuquerque Melo Jr.,  Ricardo Aderne e Sônia Vasconcelos. O livro está sendo lançado pela editora E-papers e custa R$ 48,00 a versão impressa e R$ 19,50 a  versão eletrônica.