O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) promove nesta sexta-feira, 15 de junho, a mesa redonda “Rio+20: o Brasil no cenário mundial de mitigação das mudanças climáticas”. O evento contará, entre outras, com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do secretário executivo do FBMC, Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ. O encontro será realizado, a partir das 15 horas, no Auditório do Solar da Imperatriz, no Jardim Botânico (acesso pela Rua Pacheco Leão, 2.040, Horto), Rio de Janeiro.

A mesa redonda será composta por dois painéis: “O mundo age e reage”, que tem por objetivo discutir as ações dos diferentes blocos econômicos e Estados Nacionais na construção de proposições à Rio+20. A interseção da Conferência com as negociações em curso no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) será um dos focos da discussão. O painel terá como debatedores o embaixador André Corrêa do Lago, chefe da Divisão de Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores (MRE); o professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP); e o professor Eduardo Viola, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

 

O segundo painel do evento, “O Brasil distinto diferente” tem como proposta situar o País no ambiente global de formulação de posições referentes à Rio+20, destacando os reconhecidos pontos diferenciadores do país em termos de recursos naturais, matriz energética e ações nacionais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Para o segundo painel já estão confirmadas as presenças de Carlos Nobre, secretário de   Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); de  Philipp Hauser, representante do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE) ; e do economista Sérgio Besserman, representando a Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Após os dois painéis, moderados pelo professor Luiz Pinguelli Rosa, haverá debate com os participantes. Durante o evento, a ministra Izabella Teixeira apresentará o calendário do processo de consulta pública dos planos setoriais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, que estão sendo elaborados ao longo dos últimos meses.

 

O professor Luiz Pinguelli Rosa assumiu a Secretaria do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas em novembro de 2004. Desde então, o FBMC é sediado nas dependências da Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro. Em março de 2011, o professor Pinguelli aceitou o convite da presidente da República, Dilma Rousseff, para permanecer no cargo.

 

Programação:

 

15h00 – Abertura

 

15h30 – Painel I (“O mundo age e reage”)

 

16h30 – Debate do Painel I

 

17h00 – Painel II (“O Brasil distinto diferente”)

 

18h00 – Debate do Painel II

 

18h30 – Encerramento

 

Serviço:

 

Mesa Redonda “Rio+20: o Brasil no cenário mundial de mitigação das mudanças climáticas”

 

Data: 15/06/12 (sexta-feira)

Horário: 15 horas

Local: Auditório do Solar da Imperatriz, Jardim Botânico (acesso pela Rua Pacheco Leão, 2.040, Horto), Rio de Janeiro.