“Consumo, resíduos e reciclados: o luxo e o lixo” e ”Mobilidade e transporte sustentável” são os temas do terceiro dia do ciclo de conferências do evento O Futuro é Sustentável – tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza, que acontece nessa sexta-feira, 15 de junho, às 10 horas, no auditório da Coppe na Cidade Universitária. Entre os debatedores estarão Tião Santos, presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável de Jardim Gramacho, e Natália Garcia, diretora do projeto Cidade para Pessoas.

Após as conferências, às 12h45, acontecerá no local o primeiro lançamento do livro Impactos ambientais causados pelos plásticos – uma discussão abrangente sobre os fatos e os dados científicos”, organizado pelo professor  José Carlos Pinto – PEQ/Coppe/UFRJ.

Às 15 horas, no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro, o destaque do estande da Coppe é a formalização do convênio entre a Coppe e o BNDES para a construção de uma linha regular de 200 metros do trem de levitação magnética, o Maglev-Cobra, entre os prédios do Centro de Tecnologia da Coppe/UFRJ.  Participarão do evento o diretor do BNDES, Roberto Machado, o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, Segen Estefen, e o professor Richard Stephan, coordenador do Laboratório de Aplicações de Supercondutores da Coppe.

Veja a programação completa do ciclo de palestras:

Das 10 às 11h15 – CONSUMO, RESÍDUOS E RECICLADOS: O LUXO E O LIXO:

Alessandra Magrini, professora do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ; José Carlos Pinto, coordenador do Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ; Luciano Basto, pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig) da Coppe/UFRJ; Romildo Toledo, professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ; Tião Santos, presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável de Jardim Gramacho.

Das 11h30 às 12h30 – MOBILIDADE E TRANSPORTE SUSTENTÁVEL:

Rômulo Dante Orrico Filho, professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ;Roberto Schaeffer, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ; Márcio D’Agosto, professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ; Natália Garcia, diretora do projeto Cidade para Pessoas.

O evento O Futuro Sustentável – Tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza é promovido pela Coppe/UFRJ, em parceria com as empresas Tractebel Energia S.A., Eletrobras Furnas, Santander, GE, Braskem, BG Brasil e Halliburton.