Chega às livrarias na próxima semana o livro Impactos Ambientais Causados pelos Plásticos – Uma discussão abrangente sobre os fatos e os dados científicos. Organizado pelo professor José Carlos Pinto, coordenador do Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, a publicação foi lançada oficialmente nesta sexta-feira na Conferência O Futuro Sustentável – Tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza, no Fundão.

Uma das propostas do livro, da editora E-papers, é desmistificar a ideia de que o plástico é prejudicial ao meio ambiente porque demora 200 anos para se degradar.

“É um equivoco enorme acreditar que a não degradação dos plásticos é ruim. A degradação gera a emissão de CO2 e gás metano. O problema não está no fato do plástico não se degradar, está no desperdício. Temos que criar meios para aumentar o ciclo de vida desse material, reaproveitar, reutilizar e reaproveitar mais”, enfatizou José Carlos durante palestra do painel Consumo, Resíduos e Reciclados: o luxo e o lixo.

Além do professor José Carlos Pinto, são autores do livro Alessandra Magrini, Caio Kawaoka Melo, Carlos Castor, Carolina Gaioto, Dirceu Pereira dos Santos,  Grazielle Borges, Isaías da Silva Rosa,  Jorge Juan Soto Delgado,  Márcio Nele de Souza,  Maria Clara Brandt, Paula Naomi, Príamo Albuquerque Melo Jr.,  Ricardo Aderne e Sônia Vasconcelos. .