A necessidade de adaptação das populações às mudanças climáticas será um dos assuntos do workshop “Promover a adaptação para a redução da vulnerabilidade e o aumento da resiliência”. Realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) e a Rede Nacional de Mobilização Social (Coep), o encontro, que começa às 11 horas, é o primeiro dos eventos que acontecem nesta sexta-feira (22), no estande da Coppe/UFRJ, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca.

O debate contará com as presenças do secretário executivo do FBMC e diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa; da coordenadora técnica do Laboratório Herbert de Souza de Tecnologia e Cidadania, Gleyse Peiter; da assessora do Núcleo Justiça Ambiental da (Fase), Maureen Santos, entre outros convidados. Durante o workshop será apresentado o Banco de Práticas Clima: vulnerabilidade e adaptação.

A partir das 14h30, será a vez do evento “Mudança climática e desenvolvimento sustentável – Alternativas para uma transição justa”, promovido em parceria pelo FBMC, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Confederação Sindical Internacional (CSI) e a Confederação Sindical das Américas (CSA). O encontro será dividido em dois painéis e tem por objetivo debater e apresentar proposições sobre a chamada Transição Justa e seus impactos no mundo do trabalho.

Os convidados do primeiro painel “Desenvolvimento Sustentável e enfrentamento das múltiplas crises: os desafios do trabalho” são: Sharan Burrow, da Secretaria Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI), e Artur Henrique Santos, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Participam do segundo painel “Mudanças climáticas, modelos de desenvolvimento e transição justa: estratégias nacionais de atuação”, Paulo Sergio Maçouçah, coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e Rafael Freire, secretário de Políticas Econômicas e Desenvolvimento Sustentável da Confederação Sindical das Américas (CSA). Serão discutidos temas como: empregos verdes, taxação (fiscalidade) e seguridade social. O mediador será o professor Luiz Pinguelli Rosa.

Na sequência, às 16h30, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas promove reunião/debate sobre a expansão da matriz energética sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Entre os debatedores estão o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ, e Philipp Hauser, representante do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE).

Encerrando a programação desta sexta-feira, será lançado o livro “Impactos ambientais causados pelos plásticos – Uma discussão abrangente sobre os fatos e os dados científicos”, organizado pelo professor José Carlos Pinto, do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe/UFRJ. Vistos pela opinião pública como grandes vilões, os plásticos podem trazer benefícios para a sociedade e o meio ambiente. A ideia é a base do livro, que trata de questões como o impacto do uso de produtos de plástico na emissão dos gases de efeito estufa, esgotamento de matérias-primas não-renováveis e as causas da não utilização desse material na sociedade.

Desde 2004, a Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas é ocupada pelo diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa. Desde então, o FBMC é sediado na Coppe, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Veja abaixo a programação completa desta sexta-feira (22) no estande da Coppe na Rio+20:

11h00 – 13h00: Workshop – Promover a adaptação para a redução da vulnerabilidade e o aumento da resiliência. / Apresentação do Banco de Práticas Clima: vulnerabilidade e adaptação.

Realização: FBMC/Coep.

14h30 – 16h30: Debate – Mudança climática e o desenvolvimento sustentável: alternativas para uma transição justa.

Painel I: “Desenvolvimento Sustentável e enfrentamento das múltiplas crises: os desafios do trabalho”.

Paine II: “Mudanças climáticas, modelos de desenvolvimento e transição justa: estratégias nacionais de atuação”.

Realização: FBMC/OIT/CSA/CSI.

16h30 – 18h30: Reunião/Debate: “Expansão da matriz energética sob a ótica do desenvolvimento sustentável”.

Realização: FBMC/Coppe

18h30: lançamento do livro “Impactos ambientais causados pelos plásticos – Uma discussão abrangente sobre os fatos e os dados científicos”.

Autores: diversos / Organizador: José Carlos Pinto – Professor do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe/UFRJ.