O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, visitou o estande da Coppe nesta quinta-feira, 21 de junho, após participar de um seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional no Pavilhão Brasil, no Parque dos Atletas. Os diretores da Coppe Luiz Pinguelli Rosa e Segen Estefen explicaram ao ministro e ao ex-secretário fluminense de pesca Felipe Peixoto os projetos desenvolvidos pela Coppe/UFRJ.

O Projeto Azul, de monitoramento oceânico; a criação de recifes artificiais no litoral do Estado do Rio; e o projeto da Usina de Ondas do Pecém, no Ceará, foram os trabalhos que mais despertaram interesse do grupo.

A instalação de recifes artificiais no litoral de Rio das Ostras, no Estado do Rio de Janeiro, utilizando dutos submarinos para transporte de óleo e gás desativados e estruturas de concreto especialmente projetadas para a construção de habitats marinhos, tem especial interesse para a pesca. Os habitats atraíram organismos marinhos, estimulando o crescimento da fauna e da flora. Com isso, em Rio das Ostras, espécies de peixes que haviam desaparecido, como a enxada, o cherne e o peroá, retornaram à região.