COPPE
PROGRAMAÇÃO:
13 a 24
JUNHO
CIDADE
UNIVERSITÁRIA
PARQUE
DOS ATLETAS
PROGRAMAÇÃO PROGRAMAÇÃO COMO CHEGAR COMO CHEGAR MAPA MAPA
NAS REDES:
Como chegar: Cidade Universitária
Como chegar: Parque dos Atletas
A COPPE NA RIO + 20

Construir um futuro sustentável é o maior desafio deste século. Significa conciliar o crescente consumo mundial de energia com a urgência de conter o aquecimento global. Requer atender o aumento da demanda por alimentos, matérias-primas e água sem esgotar os recursos ambientais. Significa, sobretudo, conciliar a necessidade de reduzir as pressões sobre o meio ambiente com um desenvolvimento econômico equitativo e justo, capaz de promover dignidade e qualidade de vida para todos.

Como nação que retomou o crescimento econômico e vem obtendo reconhecidos êxitos na redução de suas históricas desigualdades sociais, o Brasil tem um papel a desempenhar no enfrentamento do grande desafio mundial. Nesse sentido, a Coppe/UFRJ, maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, vem contribuindo com tecnologias, ações e iniciativas sintonizadas com as novas necessidades nacionais e globais. São tecnologias inovadoras que incluem alternativas mais eficientes para a mobilidade nas grandes cidades; a produção de energia a partir das ondas do mar; o reaproveitamento de resíduos agrícolas, industriais e urbanos para produção de biocombustíveis e biomateriais; construções sustentáveis; e metodologias criativas para incluir no universo do trabalho e do empreendedorismo parcelas da população historicamente excluídas.

Essas e outras contribuições estão apresentadas no evento O futuro sustentável – Tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza, que a Coppe e instituições parceiras promovem no âmbito da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que se realiza no Rio de Janeiro. Organizado em três eixos – Clima, Energia, Oceanos; Cidades Sustentáveis; e Erradicação da Pobreza –, o evento oferece uma exposição das tecnologias desenvolvidas na Coppe e um ciclo de conferências em que grandes nomes nacionais e estrangeiros do pensamento acadêmico, econômico e político estão reunidos para compartilhar suas reflexões e enriquecer o debate sobre o futuro que queremos. Um futuro sustentável.